O que é Batimetria?

  • Serviços de batimetria
  • Serviços de batimetria

O que é batimetria?

Batimetria é o estudo do piso ou fundos dos corpos d'água, incluindo os oceanos, rios, córregos e lagos.

O termo "batimetria" originalmente se referia ao oceano, que mensurava profundidade em relação ao nível do mar, embora tenha vindo a significar "topografia submarina", ou as profundidades e formas de terreno subaquático.

Da mesma forma que os mapas topográficos representam as características de relevo de terreno terrestre, mapas batimétricos ilustram a terra que fica debaixo d'água. As variações no relevo do fundo do mar pode ser representado por linhas coloridas e contorno chamados de isóbatas.

Batimetria é a base da ciência da hidrografia, que mede as características físicas de uma massa de água. A Hidrografia inclui não só a batimetria, mas também a forma e as características da linha de costa; as características das marés, correntes e ondas; e as propriedades físicas e químicas da própria água.

O que a Batimetria permite?

Com a batimetria é possível mensurar a profundidade e volume de água dos rios, oceanos e lagos e é expressa cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais (curvas isobatimétricas), à semelhança das curvas de nível topográfico. 

É possível também, com a Batimetria, calcular com exatidão o volume de água e fazer previsões futuras para as variações de volume, área inundada, nível, volume de dragagem e ainda, instalar e calibrar dispositivos manuais (régua) ou automatizados de monitoramento do corpo hídrico.


Quais equipamentos são utilizados na Batimetria?
Os ecobatímetros são os equipamentos mais utilizados pela batimetria para medir a profundidade. O equipamento consiste em uma fonte emissora de sinais acústicos e um relógio interno que mede o intervalo entre o momento da emissão do sinal e o instante em que o eco retorna ao sensor. O som é captado pelo transdutor que consiste basicamente de um materialpiezoelétrico que converte as ondas de pressão do eco em sinais elétricos. Os ecobatimetros fornecem informações pontuais de profundidade no local imediatamente abaixo do transdutor.


Nas fotos acima é ilustrado um levantamento Batimétrico com o equipamento Ecobatímetro Bathy 500 e outro com o equipamento Hydrobox.

Existe também os barcos controlados por controle remoto e que podem ser pré-programados para fazer a varredura automática conforme melhor identificado para cada caso utilizando a tecnologia de navegação por satélite.
Acessando o link a seguir é possível ver esse equipamento em funcionamento:


https://www.youtube.com/watch?v=bvLS8_amyjg


Solicite um orçamento!